sábado, julho 26, 2003
Um exemplo de como as coisas no Brasil funcionam...
Há uma placa na Estação Brigadeiro, na Linha Verde, na Avenida Paulista, do metrô paulistano que é um exemplo perfeito de como as administrações políticas funcionam no Brasil: ela fala da inauguração da estação, que faria parte da Linha Vila Madalena-Oratório. Só que a estação foi inaugurada em 1991, a estação Vila Madalena só ficaria pronta em 1998(!) e a estação Oratório nem foi construida, doze anos depois. O mais bizarro é que ela nem será construída, já que o Metrô decidiu refazer o projeto da Linha, que ao invés de ir até à Vila Oratório iria até o Sacomã, em outra região da cidade.
O pior é que os estudos do metrô feitos antes da construção previam as linhas Santana-Jabaquara(Com o ramal Moema-Paraíso), Jóquei Club-Via Anchieta(Cruzando a zona sul paulista), Casa Verde-Vila Maria(Cruzando a Zona Norte) e a Linha Vila Madalena-Paulista(Hoje é a Linha Verde).
Na vida real, o prefeito Paulo Maluf, que seria indicado pelo Governador Abreu Sodré em detrimento do altamente popular Prefeito Brigadeiro Faria Lima, retiraria a parte da prefeitura no Metrô para construir obras viárias como o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, aquele que ferraria com toda aquela região do centro paulistano. Com isso, a segunda linha do metrô, que aproveitaria os trilhos da então ferrovia Central do Brasil, na Zona Leste(fugindo do projeto original, que privilegiava a Zona Norte e Sul pela falta de linhas de trem na região) só ficaria pronta em 1988. A linha Vila Madalena-Paulista, que se tornaria a atual Linha Verde, só seria inaugurada em 1991, chegando na Vila Madalena em 1998.
Enquanto isso, sobram os projetos. A atual administração promete mais quatro linhas: as atualizações da Linhas de trem de Brás-Guaianazes e Osasco-Jurubatuba para o padrão metrô e as linhas Luz-Vila Sônia(passando pela República .Paulista, Rebouças e Pinheiros) e Chacára Klabin-Capão Redondo(Ligando a Vila Mariana a Capão Redondo, passando pelo Ibirapuera, Bela Vista e pela Avenida Santo Amaro). Desta última, para falar a verdade, já há um trecho da linha(construído de forma eleitoreira, para ser franco), ligando Capão Redondo ao Largo Treze, mas por estar desconectado do resto da rede não é utilizado pelos moradores da região(A justificativa dos tucanos de que seria por ser uma região pobre não se justifica, já que os trens suburbanos de outros lugares tão pobres quanto Capão Redondo, como Francisco Morato, viajam lotados).
Ver os panoramas e planos originais do Metrô paulistano, neste artigo da revista Visão de 1974 e comparar com o que realmente seria construido é uma experiência assustadora. Nota-se que o Plano Básico do Metrô não foi atingido vinte e nove anos depois. Ele é quase quatro vezes menor que o Metrô da Cidade do México e quase do mesmo tamanho do de Buenos Aires(Cidade menor que São Paulo), por exemplo, só para ficar no nosso próprio continente...
Há uma placa na Estação Brigadeiro, na Linha Verde, na Avenida Paulista, do metrô paulistano que é um exemplo perfeito de como as administrações políticas funcionam no Brasil: ela fala da inauguração da estação, que faria parte da Linha Vila Madalena-Oratório. Só que a estação foi inaugurada em 1991, a estação Vila Madalena só ficaria pronta em 1998(!) e a estação Oratório nem foi construida, doze anos depois. O mais bizarro é que ela nem será construída, já que o Metrô decidiu refazer o projeto da Linha, que ao invés de ir até à Vila Oratório iria até o Sacomã, em outra região da cidade.
O pior é que os estudos do metrô feitos antes da construção previam as linhas Santana-Jabaquara(Com o ramal Moema-Paraíso), Jóquei Club-Via Anchieta(Cruzando a zona sul paulista), Casa Verde-Vila Maria(Cruzando a Zona Norte) e a Linha Vila Madalena-Paulista(Hoje é a Linha Verde).
Na vida real, o prefeito Paulo Maluf, que seria indicado pelo Governador Abreu Sodré em detrimento do altamente popular Prefeito Brigadeiro Faria Lima, retiraria a parte da prefeitura no Metrô para construir obras viárias como o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, aquele que ferraria com toda aquela região do centro paulistano. Com isso, a segunda linha do metrô, que aproveitaria os trilhos da então ferrovia Central do Brasil, na Zona Leste(fugindo do projeto original, que privilegiava a Zona Norte e Sul pela falta de linhas de trem na região) só ficaria pronta em 1988. A linha Vila Madalena-Paulista, que se tornaria a atual Linha Verde, só seria inaugurada em 1991, chegando na Vila Madalena em 1998.
Enquanto isso, sobram os projetos. A atual administração promete mais quatro linhas: as atualizações da Linhas de trem de Brás-Guaianazes e Osasco-Jurubatuba para o padrão metrô e as linhas Luz-Vila Sônia(passando pela República .Paulista, Rebouças e Pinheiros) e Chacára Klabin-Capão Redondo(Ligando a Vila Mariana a Capão Redondo, passando pelo Ibirapuera, Bela Vista e pela Avenida Santo Amaro). Desta última, para falar a verdade, já há um trecho da linha(construído de forma eleitoreira, para ser franco), ligando Capão Redondo ao Largo Treze, mas por estar desconectado do resto da rede não é utilizado pelos moradores da região(A justificativa dos tucanos de que seria por ser uma região pobre não se justifica, já que os trens suburbanos de outros lugares tão pobres quanto Capão Redondo, como Francisco Morato, viajam lotados).
Ver os panoramas e planos originais do Metrô paulistano, neste artigo da revista Visão de 1974 e comparar com o que realmente seria construido é uma experiência assustadora. Nota-se que o Plano Básico do Metrô não foi atingido vinte e nove anos depois. Ele é quase quatro vezes menor que o Metrô da Cidade do México e quase do mesmo tamanho do de Buenos Aires(Cidade menor que São Paulo), por exemplo, só para ficar no nosso próprio continente...